Bride Style Logo

ENTREVISTA COM MARCELO PIES, O FIGURINISTA DE LOUCAS PARA CASAR
20 de janeiro de 2015
Por Lila Guimarães
Estão pipocando por aí fotos e mais fotos de divulgação da comédia que acaba de entrar em cartaz, Loucas Para Casar, certo?
E a curiosidade em torno dos looks das noivas não param!
loucas para casar looks de noiva
Todo mundo quer saber o que vestem as atrizes Ingrid Guimarães, Tatá Werneck e Suzana Pires e muitas matérias já desvendaram os créditos das marcas.
Mas quem pode nos contar mais detalhes dessa produção, com mais de 30 vestidos de noiva e acessórios incontáveis, é o figurinista do filme Marcelo Pies.
Com um currículo privilegiado, Marcelo participou de sucessos como A Mulher Invisível, Os penetras, Mato se Cachorro e Rio Eu Te Amo, entre outros.
Por isso conversei com ele, para saber como as diferentes personagens inspiraram cada um desses looks.
LPC_CreditoPapricaFotografia_2200270
 Vamos ver em fotos exclusivas e detalhes desse figurino que está simplesmente bombando!
Espero que essa matéria sirva como um guia para quem está à procura do vestido ideal, e que o escolhido seja perfeito para a sua personalidade e para seu tipo físico.
Assim não tem como errar e o seu noivo vai se casar ainda mais apaixonado!

Como as características físicas de cada atriz e a personalidade dessas personagens guiaram as suas escolhas pelos vestidos de noiva?

Marcelo: O grande desafio pra mim nesse trabalho de figurino era que ao mesmo tempo em que eu tinha que deixá-las bonitas eu tinha que ser fiel à dramaturgia do roteiro e ao perfil psicológico de cada personagem. A Ingrid, por exemplo, faz uma executiva bem sucedida e atraente que sonha há muito tempo em casar na igreja. Então, para a personagem dela, resolvi fazer a noiva tradicional com renda bordada, saia armada, tiara, sapato forrado e véu longo. Tudo que uma noiva clássica tem. Como a Ingrid tem uma figura longilínea, ela segurou bem a saia armada de princesa, que não é aconselhável para qualquer tipo de corpo.

ingrid guimaraes de noiva

LPC_CreditoPapricaFotografia_1902357

A Susana faz uma garota de programa e stripper que só pensa em sexo e é um pouco vulgar.  Nela eu abusei da silhueta sereia usando um corpete tomara que caia e uma saia justa, marcando as curvas até o joelho e a partir daí sai uma super saia rodada com cauda e com armação de tule. Optei por um buquê de rosas vermelhas e não usar véu nem grinalda e sim um adereço de cristal segurando um cabelo puxado todo para o lado, bem sexy, à la Veronica Lake. O corpo curvilíneo da Susana, tipo mulherão, ajudou muito para compor a personagem.

suzana pires noiva

A Tatá, por sua vez, faz uma garota romântica, pura e religiosa. Como ela é mignon, não usei volume algum para ajudar a alongá-la. Usei renda renascença que traz ingenuidade, romantismo e uma certa brejeirice, já que a personagem é mais para uma “santa de pau oco”, como se diz. Na cabeça, uma guirlanda de flores bem discreta.

tata wernek noiva

tata wernek loucas para casar

As atrizes participaram da busca pelo vestido de suas personagens? Como foi essa pesquisa?

Marcelo: Eu passei um tempo elaborando e considerando possibilidades de formas, volumes e texturas. Fui separando o que eu achava que tinha a ver com cada personagem. O que uma usaria, a outra não usaria já que elas são muito diferentes entre si e brigam pelo mesmo homem ( Samuel, que é interpretado por Márcio Garcia). Numa determinada hora ficou muito claro a silhueta de cada uma delas. Apostei na minha intuição e deu certo, as três atrizes ficaram felizes. Ingrid participou sim, um pouco escolhendo o decote do vestido.

Na vida real, existem muitas provas de vestido até o dia do casamento, para o filme teve muita prova?

Sim, muita. Dos vestidos feitos sob medida fizemos três provas para os da Ingrid (que se veste de noiva duas vezes, uma na praia) e o da Susana Pires. O da Tatá só fizemos duas provas. E claro, em cima da hora sempre tem ajustes.

vestido casamento praia ingrind guimaraes

ingrid noiva

Algum vestido de noiva foi criado especialmente para esse filme?

Marcelo: Os três vestidos principais que estão no cartaz do filme foram feitos exclusivamente para o filme. Eu desenhei os vestidos da Ingrid e da Susana, que foram confeccionados em parceria com a estilista Marie Lafayette, no ateliê dela. Ela é um luxo, tem um trabalho impecável! O vestido da Tatá Werneck foi adaptado a partir de um modelo da coleção da Martha Medeiros, que eu adorei! Pedi para ela colocar mangas, fechar o decote e aumentar o comprimento. Ficou lindo!

Além dos vestidos, fale sobre a escolha dos acessórios, joias e detalhe para compor os looks.

Marcelo:  Contamos com a parceria da designer Graciella Starling para acessórios de cabeça e em outras cenas, usamos em várias situações, vestidos de noiva de Emannuelle Junqueira, Lucas Anderi, Solaine Picolli e Bela Noiva. Os buquês foram feitos pela diretora de arte Dany Espinelli, seguindo o modelo clássico para Ingrid, o romântico para Tatá e o exagerado para a Susana. A Ingrid, durante todo o filme, usou joias do designer Antonio Bernardo, inclusive o brinco do casamento. A tiara, o sapato e o véu são da Marie Lafayette.

Depois desse passeio pelo universo das noivas, pode deixar alguma dica preciosa?

Marcelo: Eu só gostaria de acrescentar que as noivas não podem deixar de respeitar o seu tipo físico. Não deixar se deslumbrar por modelos e formas que não vão lhe favorecer.

Marcelo foi no x na questão, se conhecer é o primeiro passo para encontrar o vestido ideal!

Adoramos!

loucas para casar vestido de noiva

Fotos: Páprica Fotografia

    Faça seu Comentário

    Avaliação

    Por favor preencha corretamente os seguintes campos:

    Matérias Relacionadas